domingo, 14 de março de 2010

Petrolina e os espaços culturais

Tenda Arte e a galeria de arte do SESC movimentam a cidade
com exposições de obras artísticas em grande estilo.

Jamais as pessoas poderiam imaginar que, na rua Dr. Júlio Melo, existe um espaço que em cada canto a arte está presente, desde a sua entrada no jardim com uma escultura de pedra até o hall e sua parte interna. A galeria Tenda Arte através de exposições, lançamentos de livros dá um brilho a mais a cidade de Petrolina que possui poucas opções para quem gosta de artes plásticas. Ela além de ser uma galeria de arte, também funciona como escritório de arquitetura dos arquitetos Carolina e Cosme Cavalcanti.
“Nosso propósito maior é valorizar os artistas da região”, afirma Cosme Cavalcanti. Pós – graduado em Gestão Ambiental, Cosme, trabalha com uma nova vertente, os projetos ambientais, entre os quais, Arte da Caatinga. Ele sempre estudou sobre a caatinga, também é consultor do meio ambiente do SEBRAE. Então, utilizou esse seu conhecimento para quebrar paradigmas, como a ideia de que a caatinga não é bela.
Arte da Caatinga está exposta desde dezembro de 2009 e a exposição não tem data prevista para encerrar, pois o arquiteto pretende fazer um trabalho contínuo. Cosme utiliza elementos, como sementes, folhas secas, raízes, cipós para produzir as peças. Elas são trabalhadas com uma delicadeza, cada detalhe na sua produção é feito com um maior cuidado, nas obras é facilmente perceptível a harmonia entre o rude e o sofisticado.
Paralelamente a Tenda Arte há a galeria de arte do SESC que traz exposições do circuito cultural das “grandes capitais”, a exemplo do Rio de Janeiro e São Paulo. O coordenador de cultura, Jailson Lima, explica a importância desse trabalho, pois oportuniza o acesso a arte aos petrolinenses, principalmente para aqueles que não têm a possibilidade de ir prestigiar uma exposição realizada nessas cidades.
“Não é muito grande o público, mas quem vem uma vez acaba sempre voltando”, revela Jailson. Ele diz que ainda falta bastante para Petrolina ter uma vida cultural mais movimentada. É evoluída, mas precisa de mais apoio e capacitação; necessita abrir um leque maior. “Ainda vejo nas pessoas que a arte é um bicho de sete cabeças”, comenta.
Segundo a coordenadora da galeria Mardyórie Martins, a maior dificuldade de se ter um público permanente é a falta de hábito mesmo das pessoas disponibilizarem tempo para a arte; para elas esse tipo de programa é enfadonho e chato, não conseguem ver como uma forma de lazer. “Mas, aqui no SESC há uma parceria com as escolas, onde é feito uma mediação que o principal objetivo é instigar nos jovens o prazer pela arte e, fazer com quê eles possam encontrar a beleza nas obras”, afirma.
Hoje, o município encontra-se com dois projetos, o Parque Internacional de Esculturas e o Museu de Arte Moderna de Petrolina. Esses projetos foram elaborados em parceria com o governo da França, já foram lançados e aprovados agora está na fase de captação de recursos. A cidade ainda é muito carente de espaços como esses, no entanto Tenda Arte e a galeria do SESC cumprem de uma maneira brilhante o papel que se propuseram a fazer, nos dois locais encontramos obras de bom gosto e trabalhos bastante interessantes.

Serviço:
Exposição “Arte da Caatinga”, de Cosme Cavalcanti
Local: Tenda Arte
Endereço: Rua Dr. Júlio Melo, nº 102, Centro – Petrolina/PE
Visitação: Segunda a domingo, das 9h às 18h.
Informações: (87) 3861 - 3431

Serviço:
Exposição de obras de arte
Local: SESC
Endereço: Rua Dr. Pacífico da Luz, nº 618, Centro – Petrolina/PE
Visitação: Segunda a domingo, das 9h às 19h.
Informações: (87) 3866 - 7474



4 comentários:

Karlla Faby disse...

obrigada!!! certamente estarei por aqui te seguindo heheheehe
beijos

Diário Virtual disse...

guria quanto tempo! nem acredito!!!

vê se volta logo e diariamente!

bjoka e bom findi

Alice Brasil disse...

Oi, Karlla!

Pois volte mesmo... eu tb estarei sempre dando uma olhada no seu blog.


Beijos!!!

Alice Brasil disse...

Rê,

obrigada pela visita, pode deixar que vou postar direto... hehehe...

Beços!!!

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios