sábado, 26 de setembro de 2009

Uma salva de palmas ao presidente Lula

imagem do google





O presidente Luis Inácio Lula da Silva demonstrou que seu governo respeita às diferenças ao enviar uma carta ao movimento GLBT apoiando o desenvolvimento de políticas públicas para homossexuais.

Isso é uma grande vitória para o movimento, visto que, nunca na história do Brasil algum presidente da República tenha se pronunciado favorável à causa GLBT.

Lula enviou uma carta oficial ao 3º Congresso da ABGLT, realizado entre os dias 17 e 21 de abril, no Pará.

Leiam a carta na íntegra:


Brasília-DF, abril de 2009

“Senhoras e Senhores, Impossibilitado de atender o amável convite formulado pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, envio aos participantes deste congresso minha saudação e algumas palavras de ânimo e incentivo.
Reafirmo o que todos os aqui presentes já sabem: eu e meu governo somos frontalmente contrários a toda a forma de preconceito e discriminação com base em diferenças de origem, de etnia, sexo, credo, religioso, convicção política, orientação sexual e identidade de gênero. A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República tem trabalhado ativamente nesse sentido, e até o final de nosso mandato continuaremos a trilhar esse caminho.
Tem meu apoio tanto a luta das organizações LGBT pelo respeito às diferenças, especialmente à orientação sexual e à identidade de gênero, como as iniciativas parlamentares que as reforcem. Vocês com certeza estão lembrados de que foi nosso governo que convocou a I Conferência Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, à qual compareci e onde me dirigi aos que lá estiveram presentes.
Naquela oportunidade, eu disse-lhes que só há um modo de a sociedade reconhecer os direitos e a dignidade do segmento LGBT: é cada vez mais brigar; é cada vez mais andar de cabeça erguida; é cada vez mais lutar contra o preconceito; e cada vez mais denunciar as arbitrariedades. Somente assim a gente vai conquistar a cidadania plena e poder, todo o mundo, construir este país sem preconceitos.
Sei muito bem que, por minha atitude de apoio à luta de vocês, eu também tenho sido alvo de preconceito, de resistências. Alguns setores atrasados e ao mesmo tempo hipócritas – já propus a criação do Dia de Combate à Hipocrisia – têm criticado nosso governo por apoiar iniciativas que criminalizam palavras e atos ofensivos à homossexualidade. Isso não tem importância. Continuarei – com o apoio de todo o Governo – a manter essa atitude.
Essa luta continua. Estou certo de que neste congresso serão discutidos vários temas que lhes interessam e que, no fundo, também interessam ao restante da sociedade. Desejo que as propostas que resultarão dos debates aqui travados contribuam, concretamente, para o avanço do respeito aos direitos de todos os cidadãos, independentemente da orientação sexual e identidade de gênero. Afinal, somos todos brasileiros e a Constituição Federal é clara: todos são iguais perante à Lei.

Recebam todos meu fraternal abraço.” Luiz Inácio Lula da Silva Presidente da República Federativa do Brasil.




Fonte: http//gonline.uol.com.br

5 comentários:

Mulheres Neura disse...

Meg,

não sou partidária do Governo Lula, em todo caso é fácil mandar um assessor escrever esta carta, seria mais conveniente que ele demonstrasse que seu governo não é preconceituoso indo a festa da comunidade GLBT.

Mas cada um é cada um e quando Lula fala ou manda um assessor escrever uma carta dessas parece que todo mundo fica dopado, porque acreditam.

beijos e te espero lá no meu blog, tem novidades

Patifa

Alice Brasil disse...

Patifa,

Obrigada pela visita e volte sempre. Bem, a respeito do governo Lula realmente ele está longe de chegar a perfeição, mas ele é o mais próximo da democracia. Veja, jamais o PSDB com os seus tucanos e o antigo PFL, hoje, DEM com os seus coronéis antidemocráticos escreveriam uma carta endereçada ao movimento GLBT demonstrando apoio à comunidade, mais fácil seria instituir leis discriminando tal movimento. Agora, quanto a presença de Lula ao Congresso e não festa como comentou não esqueça que foi seu governo que convocou a I Conferência GLBT a nível nacional e ainda esteve presente nela e, foi seu governo também que criou a Secretaria de Direitos Humanos do governo federal e propôs o Dia de Combate à Hipocrisia.

Enfim, esse blog não faz propaganda política quero ressaltar isso, mas coloca em evidência quem realmente faz algo com o objetivo de transformar esse país mais igualitário e menos preconceituoso. Como estabelece a própria constituição "tratar os diferentes de forma igual".

Sem mais,
Meg Macedo.

Emerson Rocha disse...

Embora Lula sseja o Presidente do País, ele ainda não tem o poder de estar em vários locias ao mesmo tempo. A carta enviada aos militantes LGBT é sim uma forma de respeito e atenção a esse grupo.

Meg, Tô sumido do mundo dos Blogs mass um dia volo,rssr.
bjs!

Diário Virtual disse...

Não é pra ter associação nenhuma com a foto do Pica Pau, é apenas uma foto.

Em todos os lugares existe gente de todo o tipo, falei especificamente da festa, como deu pra notar, por motivos pessoais.

Quanto a politica, prefiro não opinar. Politica é que nem religião/crenças quanto mais se fala, mais "merda" se cheira. Hehehehe!

Bjos e boa semana pra ti ;)

Alice Brasil disse...

Rê, perguntei da foto pq pensei que tivesse algum tipo de associação com o texto e eu que não tinha entendido.

Eu li o texto e percebi que vc estava falando da festa e não deixei de concordar com vc a respeito das pessoas, eu só lembrei de uma frase que um dia minha tia me disse quando eu estava revoltada com algumas pessoas, na época ela me disse que não para eu esquentar com falsidade, inveja, coisa e tal, pq no mundo existe gente de todo tipo.

Ah, sobre política todos nós temos que discutir e nos envolver para exercer a cidadania, se como cidadãos temos os direitos políticos porque não exercê-los?
Minha cara, quando um dia te falaram que política, religião e futebol não se discute, isso foi pra simplesmente deixar as pessoas alienadas e poder manipular com mais facilidade, visto que, dinheiro e poder andam juntos, a religião é o ópio do povo e o futebol está diretamente ligado à política. Por isso, continuo afirmando e reafirmando ACORDA ALICE!

Beijos querida!!!

Meg Macedo.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios