domingo, 28 de março de 2010

Estaca Zero (impressões sobre o BBB10)

Estaca zero

Ao saber que a Rede Globo iria colocar três homossexuais assumidos no Big Brother Brasil, logo pensei que ‘ideia bacana’ a emissora introduzir no centro das discussões do telespectador médio, a homossexualidade. Mas, veja no que deu nem a televisão, nem a sociedade estão preparadas para conviver sem preconceitos, com harmonia.
Bem, antes de expressar a minha opinião a respeito da eliminação dos três homossexuais, e afirmar se houve manipulação ou não no sistema de votos, até porque, não sou perita em tecnologia e não tenho provas para ratificar que ocorreu roubo. Então, irei postar algumas pérolas do futuro campeão do reality show, Marcelo Dourado. Elas são as seguintes:
1- “Não suporto Caetano Veloso, vomitaria em cima dele”. (dita na edição do BBB4);
2- “Heterossexuais não pegam Aids, somente aqueles que praticam sexo com homossexuais. Eu como sou macho não uso camisinha”;
3- “Mulher tem que pastar, até conseguir alguma coisa comigo”;
4- “Espancaria Angélica se o programa não fosse gravado. Eu quebraria o dedo dela e bateria até ela ir parar no hospital”;
5- “Conversas sobre sexo homossexual me dá náuseas”;
6- “Cala sua boca Anamara! ” (gritou com toda a sua arrogância de homem macho);
7- “Não quero que toque música baiana na última festa, principalmente reboletion";
8- Sem falar que em uma prova dentro do programa, onde os participantes para eliminar uns aos outros teriam que cortar hipoteticamente a cabeça dos seus adversários. Dourado o que fez? Pacientemente cortou não só a cabeça de Anamara, mas os seus braços, suas orelhas, o nariz e os seus seios. Em uma análise mais profunda, pois o corpo fala, essa atitude demonstra que ele pode ser um homem agressivo. Não estou afirmando categoricamente, é uma interpretação do que assisti.
Agora, quero fazer algumas ressalvas no texto em que Bial falou na eliminação de Dicésar no paredão contra Dourado. Se vocês perceberam o apresentador do programa estava de amarelo, coincidência a cor da torcida do lutador ser dourada, né?! Outro fato interessante foi Bial afirmar que Dicésar falou as seguintes palavras, “Eu sempre quis um homem assim. Dourado é para casar”. Nem Dicésar , nem Dourado se lembravam disso. MAS, QUERO DIZER SENHOR PEDRO BIAL QUE NÓS MULHERES NÃO QUEREMOS UM HOMEM COMO DOURADO PARA MARIDO, NEM COMO PAI, PADRASTO, CUNHADO, GENRO, IRMÃO, ETC; (DIGO EM CAPS LOCK MESMO).
Depois Bial pediu que eles se cumprimentassem como os lutadores japoneses selando a paz. Logo em seguida, o apresentador engatou com uma frase “mais do que lindo, exemplar. Isso mesmo se curve ao ganhador... Vem fazer o que você sempre fez aqui fora. Vem lutar aqui fora, Dicesar." Nas entrelinhas é como se Bial quisesse dizer que a sociedade compreende os homossexuais, mas eles sempre terão que se submeter aos valores patriarcais e machistas. Outra parte que me deixou intrigada, “Vocês sabem que violência não é a solução”. Como assim? Não é o que os fatos dizem.
Segundo o antropólogo Luiz Mott, o Brasil é o país que mais comete assassinatos contra homossexuais. Os dados falarão por si só, são cerca de 132 mortes ao ano. E o antropólogo deixa bem claro que entre essas mortes, apenas 8 foram crimes passionais e 5 por motivos fúteis. Eu tomei o texto do apresentador Pedro Bial que ao mesmo tempo em que fala de preconceito, o deixa velado nas entrelinhas, no entanto irei recorrer as suas próprias palavras para dizer que voltamos a estaca zero com a exibição de um cara cheio de preconceitos em rede nacional. Por isso, parafraseando Bial “aqui fora vocês têm que encontrar um meio. Um meio de se entender, de conviver, de dividir, de compartilhar... Bandeira branca, amor. Eu peço paz”.

9 comentários:

Carlos Santana disse...

Não sei se acredito que houve interferência da Dona Globo na votação, mas de fato não dá pra compreender a preferência do público pelo Marcelo Dourado, há definitivamente uma inversão de valores acontecendo neste país. Ou temos simplesmente a demonstração do que de fato a grande maioria da população pensa. Infelizmente preciso concordar com Dourado quando ele diz que é uma sociedade preconceituosa. Na verdade, como poderia o brasileiro preconceituoso, que é maioria, escolher ficar do lado do homossexual drag queen? Talvez não seja só Marcelo Dourado que precise refletir sobre suas atitudes, e sim o país inteiro.

Alice Brasil disse...

Obrigada Carlos pela visita!
Bem, eu só quero enfatizar que eu não responsabilizo a Globo pelo resultado da votação. Como disse não sou perita em tecnologia para afirmar que a Rede Globo manipulou os resultados.
Quando levanto essa questão no texto é para dizer que não iria ficar presa a esse fato, pois o que se comenta na internet é que houve roubo. Mas, eu tb não acredito nisso. O que houve foi um reflexo de uma sociedade preconceituosa.

Beijos, querido!

Isabella MenSant! disse...

Ahh Meg!! Acredito e afirmo que o fato de três homossexuais terem sido eliminados do programana não se deve em nada a suas opções sexuais e sim a sua postura, ou falta dela, no programa. Devemos aceitar a punhalada de Angelica a quem na noite anterior estava abraçando e fazendo juras de amizade? Devemos aceitar a falsidades, a hipocrisia (me falta palavras para expressar as atitudes de Dicesar), este que entrou com o BBB ganho, ao seu lado a torcida de inumeras celebridades globais. Perdeu-se logo no primeiro mês com seu jogo pobre, de fofocas e tapinhas nas costas. Serginho, saiu por falta de si, entrou no jogo achando que eram férias, não fedia nem cheirava num bbb de confusão ficar em cima do muro é perigoso. Agora deviamos te-los deixado apenas pq são homossexuais??? Acho que aceitação e reconhecimento são mtu mais que isso.

As afirmações de Marcelo Dourado devem ser vistas dentro de um contexto, assim como aprendemos em "analise do discurso". Dizer que a Globo manipulou os votos é algo sinceramente pequeno, para aceitar a eliminação. Quem curte BBB deve estar ligado no mundo virtual que se movimenta intesamente na internet denominado NETBBB. Sabemos que o público da TV aberta vê o que a edição mostra e isso não é pecado, isso se chama estratégia de marketing. Imagina o quão sem graça seria um reallity show sem uma boa edição? Para sermos imparciais devemos nos lembrar tbm de frases usadas pelos grupo dos coloridos, não apenas contra Dourado mais contra tds os participantes da edição de numero 10.

Quando Bial pediu para os emparedados se cumprimentarem, ele o fez para mostrar as torcidas o que de fato é o BBB. Os produtores do programa nos lembram que não estamos em guerra de fato. Estamos em guerra de caricaturas, estamos em jogo de guerra. Que não se julgue e não se tome o caminho da insanidade frente as pessoas do BBB.

Dizer que Dourado é td isso ai que vc escreveu no post, é valido. Afinal é a sua opinião. Mas devemos ser justos para com os demais participantes, pq de anjo ninguem ali tem nem uma pena...

XerOo

Ryan Reminho disse...

Amei seu post hj mesmo irei divulgar no Twitter, olhe concordo com vc 100% mesmo eu não sendo mulher é um absurdo o "Brasil" eleger esse cara como vencedor do BBB 10. Não é possível que o povo brasileiro está querendo que ele fique, eu ainda tento acreditar em uma suposta manipulação de votos.
Abraços
Ryan(Reminho)

Daniel disse...

Texto muito bem elaborado. Concordo integralmente. Dourado representa os valores da socieadade brasileira: retrograda, machista, homofóbica e violenta. O Brasil mostrou sua cara com esse BBB.

E sobre votação. Os votos foram sim manipulados e geralmente a favor de Dourado. A sua torcida (Máfia Dourada)adequou um aplicativo do Firefox chamado IMACRO para fazer votações em alta velocidade no BBB. E a Globo tinha mecanismos para barrar essa artimanha, mas só barrou quando a interessava. Você pode ver a partir das oscilações de votos no BBB: 70 milhões, 90 milhões, 37 milhões, 12 milhões, 120 milhões e no final, 150 milhões. Esse último segundo Pedro Bial, é recorde mundial. E ele ainda tem a desfaçatez de se orgulhar disso.

Uma lástima.

Anônimo disse...

Ótimo texto Meg! Concordo com vc em muitos aspectos. Como boa viciada em internet (acesso todos os blogs sobre BBB, e de cada 3 blogs, 2 eram contra a postura de Dourado) e assinante da globo.com (ou seja, tenho acesso ao BBB INTEGRALMENTE, e via diariamente e sem edição a postura do "campeão Dourado), posso afirmar que as frases de Dourado não necessitam de "análise do discurso", pois representam SIM o que ele é e o que ele pensa. Concordo com Isa e Carlos quando eles dizem que é desnecessário dizer q tem "mão da globo" nisso, acredito que não tenha, esse resultado é sinônimo da nossa "sociedade" e não apenas da dona globo. Dicésar, ao contrário do que mostrou a "edição", não era leva-e-trás, ele falava sim dos outros, EU FALO, TU FALAS, ELES FALAM, e TODOS NÓS FALAMOS DA VIDA ALHEIA. Ele é o cara que tentou conviver pacificamente com todos (e não em cima do muro), e quando ele não suportou mais a Lia, mudou-se para o puxadinho, e manteve-se lá.
Enfim, a 'sociedade' além de machista, gosta mesmo é de barracos como os milhares protagonizados pela Lia, e consideram pessoas gentis e relax como Dicésar "falsas" pq quem não faz baxaria e barraco não presta.

Dicésar não merecia ganhar pq é homossexual e drag queen, merecia ganhar pois era o q de melhor tinha dentro daquela casa, não o melhor jogador, mais o melhor ser humano. Ok, isso é um jogo! Então, que ganhasse o melhor jogador: LIA.

Ilana Copque disse...

Uhuuuu... Meg, adorei o texto. No que é para ter dúvidas vc expõe que são dúvidas, e a análise achei realmente muito bem feita, afinal, aprendemos que na mídia é muito difícil as coisas não serem muito bem pensadas.

Falamos das atitudes dos participantes, mas pelo amor de deus, difícil acreditar que um cara como o Dourado, com a sua "experiência de vida" (e bbb), venha mudar atitudes de décadas justamente no programa. Fala sério a vida é muito mais do que aquele confinamento. As pessoas podem muito bem mudar, sim, eu até acredito, mas mudar completamente em um jogo em que está valendo tudo PELO DINHEIRO! Você colocar algumas frases desse imbecil foi ótimo. Aquela cara fingida nunca me convenceu, e é uma pena que tenha convencido e agregado uma enorme torcida pelo Brasil, é realmente o reflexo da nossa sociedade machista. Não posso falar muito dessa edição do bbb, pois me dava asco assistir por muito tempo, no entanto acompanhei alguns capítulos da novela. E sim, a Globo era a favor do Dourado, afirmo isso. Um belo dia eu estava no consultório da minha dentista e para infelicidade do destino Ana Maria Braga estava comentando com alguns globais sobre o BBB. Ridículo uma das atrizes abrir a boca para falar que o Dourado era sofrido, humano, e falava o que vinha na cabeça (palmas para ele). Achei interessante como todos demonstravam predileção pelo Dourado, coincidência, não? Agora me pergunta se a desbocada da Maroca ganhou um milhão por ser sincera. Aquela brutalidade dele, de socar o chão, que maravilha de homem perfeito, bem humano, que coisa, não? ele perdeu para uma mulher!

eu poderia continuar falando e falando, mas é melhor eu encerrar com um etc. Eu só acho que é muito fácil vc falar as coisas, depois pedir desculpa e dar uma de bonzinho falando de poha de história de vida. Mas a edição acabou, pois não? mostrando aquilo que todos sabemos, que estamos inseridos em uma sociedade sem escrúpulos. Pq dar dinheiro, conseqüentemente poder, para um cara desses, é o cúmulo.

Cláudia disse...

Que vergonha!
Porque você teve que alterar as frases ditas por Marcelo Dourado?
Assisti o ppv e você MENTIU sobre as frases.Acrescentou palavras,mudou o sentido,porque fez isso?Lamentável!
Seja HONESTO!

Alice Brasil disse...

Cláudia,

Eu não MENTI as frases que coloquei eu tb vi pelo BBB 24 horas, sem falar que eu até esqueci de acrescentar outras atitudes de Dourado que agora não vem ao caso.
Mas, só para confirmar o que está escrito e que eu sou HONESTA as pessoas que convivem comigo SABEM da minha ÍNDOLE, tem um link de um blog onde tem um vídeo que mostra Dourado dizendo que bateria em Angélica, acesse qd puder http://olhaquesinceramente.blogspot.com/2010/03/bbb10.html.
Enfim, quem sou eu para julgar as pessoas pode ter certeza que vou torcer para que Marcelo Dourado mude os seus conceitos e amplie os horizontes. E espero que vc volte aqui e leia todos os meus posts e veja que em nenhum deles eu forjei alguma informação e talvez amanhã postarei um outro texto em homenagem a um CARA que eu curti suas músicas na minha adolescência e a quem a juventude deveria se espelhar. Espero por uma outra visita sua e que mude de opinião, eu sempre espero o melhor das pessoas.

Grata,
MEG MACEDO.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios