terça-feira, 18 de maio de 2010

Janis Joplin

Criança, a vida é fácil
Os peixes pulando fora d'àgua
E o algodão, Senhor,
O algodão está alto, Senhor, tão alto.
Seu pai é rico
E sua mãe é de tão boa aparência
Ele parece bem agora
Calma, baby, baby, baby, baby, baby,
Não, não, não, não, não chore
Não chore!
Em uma destas manhãs
Você estará crescendo, cantando animada
Você estará alargando as suas asas,
Criança, e alcançar, alcançar o céu,
Senhor, o céu.
Mas ate esta manhã
Querida, nada vai te machucar, Não, não, não...
Não Chore.

Quem foi essa mulher dona de uma voz extraordinária?

Janis Joplin nasceu numa cidade chamada Port Arthur, no Texas, EUA. Iniciou sua carreira como cantora na banda Big Brother and the Holding Company, mas logo depois seguiu sozinha. Desde a juventude chamava a atenção pelo seu estilo rebelde, vestia-se como os poetas da geração beat.

Ela cresceu ouvindo músicos de blues, tais como Bessie Smith e Big Mama Thornton e cantando no côro local. Joplin concluiu o curso secundário na Jefferson High School em Port Arthur no ano de 1960, e foi para a Universidade do Texas, na cidade de Austin, onde começou a cantar blues e folk com amigos.

Janis gostava muito da liberdade, sua vida sempre foi desapegada às regras sociais. Muito cedo se envolveu com drogas, por volta de 1963 o seu vício aumentou aceleradamente. Ela passou a usar heroína e também começou a beber com mais frequencia, uma de suas bebidas preferidas era Southern Comfort.

À época Janis passou por uma fase muito difícil, pois não conseguia mais controlar o seu vício. Começou a considerar as drogas mais importantes do que a sua carreira profissional. E chegou até a afetar a sua saúde. Logo depois, retornou para Port Arthur com o objetivo de se recuperar.

Enfim, ela teve uma vida repleta de altos e baixos e, com certeza pode ser considerada uma das melhores cantoras do século XX. Não posso deixar de falar da sua grande participação no festival de música Woodstock que marcou a geração da década de 1970. Revolucionária, extraordinária, incrível, maravilhosa e única essa era Janis Joplin que morreu de overdose de heroína em fevereiro de 1970. Uma estrela que sempre brilhará no céu.

Para você querida:
Sempre será época de verão, sempre.


Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios